
Movimentos artísticos do século XX.
Sugerimos primeiro que faças uma pesquisa sobre os artistas e os principais movimentos artísticos do século XX.
Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto.
pesquisar
organizar
esquematizar
Expressionismo
O Expressionismo é a arte dos extremos emocionais, da inquietação e da espiritualidade. utilização decores fortes e vibrantes, figuras distorcidas e faziam uso emocional e simbólico da cor e da linha.

O Grito (1893)

A Noite Estrelada (1889)

O Grito (1893)
Fauvismo
As pinturas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações. O nome deriva de fauves (feras, no francês), devido à agressividade no emprego das cores. É uma pintura que agride pelas cores puras e quentes. Simplificação das formas das figuras.

The dessert harmony in red (1908)

The Seine at Nanterre (1906)

The dessert harmony in red (1908)

pintura lápis de cor

elementos da arte

Cubismo
Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros.

Rhum et guitare (1918)

Mulher em frente ao espelho (1932)

Rhum et guitare (1918)
Futurismo
Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas geométricas para dar movimento e velocidade

Pessimismo e otimismo (1923)

Cavaleiro vermelho (1913)

Pessimismo e otimismo (1923)
Abstracionismo
O abstracionismo é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. A pintura abstrata é uma manifestação artística que despreza completamente a simples cópia das formas naturais

Composition with Red, Yellow, and Blue (1929)

Estudo de cores – Quadrados com círculos concêntricos(1913)

Composition with Red, Yellow, and Blue (1929)
Surrealismo
Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado nos valores do sonho e suas associações.
Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

A Persistência da memória (1931)

O sorriso das asas flamejantes (1953)

A Persistência da memória (1931)
Pop art
Evidencia o quotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção .Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato dos objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

Marilyn (1967)

Girl with hair ribbon (1965)

Marilyn (1967)
